21 junho, 2012

Redes sociais: sorte ou azar?


Com a popularização e a facilidade para acessar a internet de forma móvel e prática, as pessoas ficam conectadas quase que 24 horas por dia, e, na maioria das vezes, navegando nas redes sociais. Tornou-se comum as pessoas contarem, por meio da internet, cada passo que dão, o que estão fazendo e com quem, o conhecido ‘fazer check-in’. Mas o que também está virando moda entre os internautas é a participação em promoções e sorteios nas redes sociais.

Alguns até podem se irritar com o tanto de postagens e retuítes que recebem com “compartilhe essa imagem e concorra a um par de ingressos para o teatro” ou “dê RT e concorra a um iPad 2”, já que muitas empresas utilizam seus perfis sociais para usar esse método a fim de aumentar o número de seguidores e amigos em suas redes.

Bruno Ferian, assessor de imprensa e responsável pela parte de criação no Teatro GT, empresa regional que organiza eventos culturais, acredita que a ascensão dessa ferramenta se dá pelo grande número de pessoas que se atualiza e se informa pelas redes sociais. “A rede é um local em que as notícias se espalham com uma velocidade muito grande, para a empresa se torna válido, pois atinge um público grande em pouco tempo, além de ajudar nas divulgações”, opinou.

As promoções, das mais variadas, vão de simples compartilhamentos de imagens, retuítes de frases prontas, até o uso da criatividade para selecionar o ganhador, que pode usufruir indo a shows, teatros e cinemas de graça ou, até mesmo, ganhar prêmios, como um notebook ou um tablet.

Mas será que esse tipo de ação é confiável? Darlon Silva, analista de mídias sociais e produtor de conteúdo para a web, conta que não é azarado, nem sortudo, mas já ganhou um iPad 2, de 16 gigas, em um concurso cultural da Agência MGB Publicidade. Na promoção, o analista teve que montar uma frase criativa, ganhar votos (por meio de “curtir” dos amigos) e se classificar para ir à final, em que os jurados votaram e o escolheram como vencedor.

Outra internauta satisfeita com essas promoções é a estudante de jornalismo Nicole Prestes, que não se considera uma sortuda, mas já ganhou oito promoções nas redes sociais, todas voltadas à eventos culturais, como teatro, cinema e shows. “Em alguns concursos acaba sendo mais fácil que bingo, porque é uma promoção para um público específico, só quem realmente gosta vai participar e todo mundo sai ganhando: o participante, porque não teria oportunidade de ir a um determinado evento e com a promoção consegue; e a empresa, que acaba sendo divulgada pelos participantes”, conta. A estudante acrescenta que um dos últimos prêmios que ganhou, e que considera como o “maior” de todos, foi o par de ingressos vip de camarote da Gol para o show do Chico Buarque, em São Paulo.

Segundo o diretor comercial da Blackdog Eventos & Produções, Michel Fernandes Pasqual, a empresa conseguiu atingir o limite de amigos no facebook em três meses com a ajuda das promoções na internet. “Geralmente sorteamos as cortesias para os que comentam e compartilham a imagem primeiro, em promoções relâmpagos”, conta. “É muito interessante como as pessoas querem participar, muitas vezes elas nem vão ao evento, mas só a ideia de ganhar alguma coisa pode fazer aquela pessoa ganhar o dia”, conclui.
Como as promoções acabam sendo uma ferramenta em que o competidor não tem nada a perder, a pessoa ganha uma vez e começa a acreditar no sistema, indo atrás de mais e mais promoções.

Basta um clique ou criar uma frase e a pessoa está concorrendo. Depois disso, se quiser apelar para reza, figas, trevo de quatro folhas ou um pé de coelho... É só sorte ou azar.

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