20 junho, 2013

HOJE PIRACICABA VAI PARAR




Piracicaba tem quase 400 mil habitantes. Tem o Rio Piracicaba, a Rua do Porto e o Engenho Central que atraem a visita de turistas na cidade. Além disso, a cidade do interior tem campus de faculdades renomadas no Brasil: Unicamp e USP; sem contar a UNIMEP, EEP e Fatec. Com um Shopping em construção e outro em expansão, a cidade, que acaba de receber uma sede da Hyundai, deixa explícito seu crescimento.

Não sou piracicabana, nasci em Limeira, mas vim pra cá com três anos de idade. Aqui cresci – e continuo crescendo – e criei meus laços afetivos e relações (algumas se perderam, outras se fortalecem a cada dia). Tive as primeiras sensações de felicidade e também de tristeza. Piracicaba se tornou parte essencial da minha vida. 

Hoje, com quase 22 anos, me recordo da época em que mal sabia ir até o centro sem que alguém me acompanhasse, quando tinha lá meus 10, 11 anos. Logo depois, comecei a descobrir a cidade por mim mesma: de ônibus. Ainda me recordo que a passagem, na época, não passava de R$ 2,00. Ok, os anos passam e o valor de tudo é reajustado, MAS R$ 3,40, FERRATO?! Desculpe-me, mas não entendo como uma passagem de ônibus circular pode custar mais caro do que ir para uma cidade vizinha (de Rio das Pedras para Piracicaba, a passagem é R$ 2,75).

Hoje, dizem pelos cantos do Lugar Onde O Peixe Para que as lojas do comércio central fecharão às 16h, por medo do protesto que está previsto para acontecer, às 17h, no Terminal Central. Concordo que fechem seus comércios, mas não por medo. Medo do que vocês, têm? De um povo que está saindo às ruas em busca de uma melhoria para nós – e vocês – mesmos!? Ou vocês, que não andam de ônibus e ainda acham que o protesto é “só” pelos centavos acrescentados no preço da passagem, concordam em pagar os impostos que pagam de IPVA para andar nessa cidade esburacada?!

Pois bem, eu não concordo: com o preço da passagem do transporte público de Piracicaba (o qual não tem qualidade suficiente, nem horários flexíveis, nem quantidade de frota para acomodar os piracicabanos que se esmagam nos horários de pico para poder chegar em casa depois de um dia exaustivo de trabalho), com o reajuste de 66% dos vereadores, com Cura Gay, com PEC 37, com o sistema de saúde, educação e “segurança” oferecida ao povo piracicabano E brasileiro.

Então hoje é NOSSO dia. Dia de sermos ouvidos e começarmos a ser a mudança que queremos ver no mundo. Hoje é nosso dia de colocar a cara à tapa – se assim o Ferrato e a PM quiser fazer. Hoje é nosso dia de gritar: FERRATO, PARE DE NOS FERRAR.

Nenhum comentário: